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Apetite do adolescente é maior devido ao crescimento e mudanças físicas

>> sábado, 23 de maio de 2015

Orientação quando aos horários e a qualidade do alimento são fundamentais no período.



Quem tem filhos mais velhos em casa provavelmente já percebeu: adolescentes tendem a comer muito. O apetite natural do ser humano está diretamente relacionado com a necessidade energética gasta em determinada atividade ou momento da vida. Os períodos com grande velocidade de crescimento e de transformações do corpo requerem muita energia, sendo os principais os 2 primeiros anos de vida e a adolescência.

A adolescência é uma fase de grandes mudanças físicas, tanto no quesito desenvolvimento puberal, com o corpo infantil tomando formas adultas, quanto no quesito estatura, que nas meninas gira em torno de 9 cm ao ano e nos meninos 11 cm ao ano nos dois anos de crescimento acelerado, conhecidos como estirão. Para dar conta de tanto gasto energético, o organismo instintivamente aumenta a sensação de fome, acarretando uma grande mudança no apetite dos jovens, tanto em quantidade quanto em qualidade e frequência, sendo estas mudanças ainda mais marcantes no sexo masculino.

Se por um lado a quantidade aumenta, não podemos dizer o mesmo da qualidade. Aumentar a quantidade de comida seguindo a necessidade do corpo é excelente, mas é preciso ficar atento, pois nem sempre a qualidade das opções dos jovens é a melhor. Adolescentes tendem a fazer escolhas alimentares calóricas, dando preferência aos carboidratos e às gorduras, que lhes dá satisfação rápida.

O aumento da independência que ocorre neste momento de vida, associada aos longos períodos fora de casa - seja na escola, no trabalho ou com amigos - faz com que diversas refeições sejam feitas sem a supervisão dos pais. Estudos demonstram que os erros alimentares mais comuns na adolescência são o excesso de energia proveniente de gorduras e açucares e a baixa ingestão de nutrientes como o ferro, importante elemento para a manutenção da capacidade física e das funções cognitivas, e o cálcio, fundamental para a formação óssea e prevenção de osteoporose, além das vitaminas.

O hábito de pular refeições também se instala no período, principalmente o café da manhã, por conta do sono matinal intenso que surge neste período ou com o intuito de emagrecimento. Este hábito não é saudável e está provado que pessoas que pulam refeições tendem a ser mais obesas do que aquelas que comem regularmente, pois a fome faz com que "belisquem" mais, geralmente alimentos de baixa qualidade nutricional.

O hábito de comer sem horários definidos, às vezes passar tardes inteiras diante do computador comendo alimentos gordurosos e tomando bebidas açucaradas, outras vezes passar longos períodos sem comer nada, também é um erro frequente nesta faixa etária. A orientação correta é realizar 5 a 6 refeições diárias (a cada 3 horas), com 3 refeições principais e lanches entre elas. Surge a vontade do controle do peso e da forma física, com o início de dietas muitas vezes sem orientação, baseadas em princípios errados e maléficos ao organismo em crescimento.

Fazer pelo menos uma refeição ao dia com os pais é um recurso importante na prevenção dos possíveis riscos aos quais os adolescentes possam estar expostos, sejam eles alimentares ou comportamentais. E não é só de supervisão que estou falando, é de diálogo. São nestes momentos em família que experiências são trocadas, orientações são dadas e princípios básicos de educação, saúde e segurança são ensinados.

Pesquisa tirada do Site Minha Vida

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Vacina cubana que previne câncer de pulmão será testada nos Estados Unidos

>> domingo, 17 de maio de 2015


Com o estreitamento do relacionamento entre Estados Unidos e Cuba, uma nova relação médica está surgindo também. De acordo com a revista Wired, depois da visita do governador de Nova York ao país houve uma aproximação entre o Roswell Park Cancer Institute e o Centro de Imunologia Molecular de Havana, para falar principalmente sobre o desenvolvimento de uma vacina a possível prevenção do câncer de pulmão. A iniciativa é importante, visto que esse tipo de tumor é um dos tipos de maior mortalidade no mundo, correspondendo a 30% das causas de morte por câncer. Ele é a principal causa de morte por câncer entre homens e segunda causa entre as mulheres. Isso ocorre, principalmente, porque o câncer de pulmão.
A ideia do acordo é que a vacina seja desenvolvida em conjunto com Cuba e que os testes clínicos sejam feitos nos Estados Unidos, para aprovação da Federal Drug Administration, órgão que regulariza a venda de medicamentos e alimentos nos EUA e é considerado como referência no mundo todo. A expectativa é que eles consigam aprovação para os teste em cerca de seis ou oito meses, relatou Candence Johnson, CEO do Roswell Park Center Institute à revista Wired americana.
O acordo foi feito porque desde 2011 há em Cuba a Cimavax-EGF, uma vacina que hoje é usada principalmente para o tratamento do câncer de pulmão de células não pequenas. A tecnologia levou 25 anos de pesquisa no país, local em que esse tipo de tumor é a quarta causa de mortes. A vacina é composta de uma proteína que impede principalmente o crescimento e metástase desse câncer, ao criar anticorpos que ajudam o corpo a conter a doença. Isso acaba tornando a doença tratável, mesmo que ela continue sendo crônica. Esse tipo de tratamento é importante, já que o câncer de pulmão normalmente é diagnosticado tardiamente.

Como existem outros medicamentos com essa finalidade nos Estados Unidos, os planos do Roswell Park Center Institute são testar a vacina como uma forma de prevenir esse tipo de doença, além de testar seu princípio para outros tipos de tumor, como câncer de próstata, câncer de mama e câncer de cólon.

Pesquisa tirada do Site Minha Vida

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Melancia é aliada dos músculos e ajuda na hidratação


Fruta também é benéfica para o cérebro e ajuda a regular os hormônios

A Melancia apresenta uma boa fonte de vitaminas A, B6, C, potássio e fitoquimicos importantes como o licopeno e a citrulina.A cor avermelhada da polpa da melancia tem grande concentração de um poderoso antioxidante chamado licopeno, que neutraliza os radicais livres (substâncias nocivas ao corpo e os grandes responsáveis pelo envelhecimento da pele e aparecimento de diversos tipos de câncer). Além disso, a melancia também contém quantidades moderadas de potássio, um mineral essencial para o bom funcionamento de todas as células do corpo, órgãos e tecidos. Outro fitoquímico importante presente na melancia é chamado citrulina que é convertida em arginina, um aminoácido importante na entrega de nutrientes para o músculo. A quantidade de vitamina B6 (piridoxina) presente na melancia é significativa e contribui no mecanismo de geração de energia do corpo e regulação do sistema nervoso. Uma deficiência desta vitamina pode causar dificuldades para dormir e para aprender.O gosto adocicado da melancia vem da frutose, açúcar natural fonte de carboidrato que funciona no organismo como um estoque de energia, ajudando no ótimo funcionamento do cérebro, nervos, medula óssea e nos glóbulos vermelhos. Também é importante na hidratação corporal, já que é composta por aproximadamente 93% de água.Além dos benefícios da melancia, as sementes da fruta também não devem ser desprezadas, pois apresentam propriedades nutricionais que fazem bem para a saúde. Elas são ricas em zinco, mineral que ajuda a aumentar a imunidade do organismo e em ácidos graxos, que contribuem para o bom funcionamento do metabolismo regulando os hormônios.Comer melancia é uma ótima forma de conseguir estas vitaminas de uma forma natural.Não existe informação sobre a quantidade diária recomendada de melancia. No entanto, sabemos que é importante fazer um rodízio, variando o consumo de frutas diariamente.

Como consumir a melancia


A melancia pode ser consumida de várias maneiras, seja ao natural, em forma de suco, espetinho de frutas, acrescentada na salada de frutas ou pode fazer parte de uma salada com folhas verdes e um molho de hortelã e nozes, por exemplo. Além disso, sua semente pode ser torrada e consumida como aperitivo.

Mito da melancia

Não existem alimentos exclusivamente indigestos para todas as pessoas. Cada indivíduo é mais sensível a esse ou aquele ingrediente. No entanto, a melancia tem fama injusta de indigesta. A impressão de que a fruta causa má digestão vem dos movimentos intestinais que ela causa em função de suas fibras insolúveis. Na verdade, a digestão da melancia é fácil, já que ela é composta basicamente por água.

Artigo elaborado com a colaboração da nutricionista Paula Crook, da Patrícia Bertolucci Consultoria em Nutrição.

Pesquisa tirada do Site Minha Vida

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Academia Lucinéa Arte e Dança

>> sexta-feira, 15 de maio de 2015


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