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Proteínas são indispensáveis para se ter músculos fortes

>> sábado, 21 de abril de 2012

Publicado por Trika Lopes

As proteínas são os tijolos do seu copo. Sem elas você não seria capaz de repor ou reparar as células do corpo. Carne é uma das principais fontes de proteína. As proteínas fornecem os materiais essenciais para o crescimento e reparo do corpo.

Por que você precisa de proteínas?

A proteína tem muitas funções importantes no seu corpo. Ela é o principal componente dos tecidos estruturais como a pele e o colágeno, encontrados em tecidos conjuntivos como tendões e ligamentos. O sangue necessita das proteínas para os glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e numerosos compostos do plasma. A imunidade do seu corpo também depende das proteínas, que são necessárias para a formação dos anticorpos e dos glóbulos brancos que combatem as doenças. As enzimas e os hormônios (por exemplo, a insulina) também são proteínas.

Se sua dieta não fornece energia suficiente, o seu corpo irá eventualmente utilizar proteínas funcionais do corpo (proteínas que são incorporadas à estrutura essencial do seu corpo). O corpo pode se adaptar à falta de proteínas em um curto período de tempo. Contudo, condições como ferimentos, infecções, câncer, diabetes não-controlada e falta de alimento podem causar perda substancial de proteínas. Nestes casos, o corpo começa a perder músculo para gerar energia suficiente. Se a situação não for controlada, pode haver risco de vida.

Onde encontramos as proteínas?

As proteínas podem ser encontradas em produtos animais como carne, peixe, ovos, leite e seus derivados e em alimentos vegetais como cereais, grãos e sementes. Todas as fontes de proteínas contêm alguns dos aminoácidos essenciais, mas em quantidades variadas. Alguns alimentos como por exemplo o leite e os ovos, contém quase que a mistura ideal de aminoácidos, geralmente com um aminoácido essencial a menos ou em quantidades inadequadas. É importante consumir a mistura ideal de fontes de proteínas para garantir que você tenha um suprimento adequado de todos os aminoácidos essenciais.

Fontes de proteínas:

ÁCIDO FÓLICO

Fontes: Carne, fígado, leguminosas, vegetais de folhas escuras, bananas, melão.
Função: Atua na formação dos glóbulos vermelhos
Carência: Anemia, alteração na medula óssea, distúrbios intestinais, lesões nas mucosas.

TIAMINA

Fontes: Cereais, grãos integrais, carnes, aves, gema de ovo, nozes, farelo de trigo e levedura de cerveja.
Função: Auxilia no metabolismo de carboidratos, regula o funcionamento do coração e do sistema nervoso. Beneficia a musculatura
Carência: Ansiedade, nervosismo, enjôo, depressão, e perda de apetite, também pode causar beribéri.
Benefícios: Melhora a eficiência dos neuro-transmissores cerebrais

COLABAMINA

Fontes: Fígado, rins, carne magra, peixe, leite, ovos, moluscos.
Função: Atua no desenvolvimento normal das células vermelhas, da medula óssea dos intestinos e sistema nervoso.
Carência: Sua deficiência é rara, mas em idosos e vegetarianos pode levar a anemia perniciosa, uma doença que causa a degeneração da medula óssea.
Benefícios: Melhora a eficiência dos neuro-transmissores cerebrais. Estimula a absorção de proteínas e ferro.
Sinais de carência: pele áspera e seca, cegueira noturna, dificuldade de visão com luz forte.


(Pesquisa tirada do Site Treino Total e Universidade Federal de Lavras.)

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