todos os direitos de desenvolvimento do blog reservados a Entertainment Music Group. Tecnologia do Blogger.

Você sabe fazer exercícios para combater a obesidade?

>> quinta-feira, 11 de outubro de 2012

A doença exige cuidado especial com a modalidade escolhida e com o ritmo de treino.



A atenção especial nos assentos de ônibus e aviões, o aumento das lojas com roupas em tamanhos especiais e os desfiles próprios para mulheres com medidas grandes não deixam dúvidas: a obesidade aparece cada vez mais como um problema de saúde pública e preocupa as autoridades no assunto. De acordo com dados do Ministério da Saúde e da Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), 48,5% da população brasileira está acima do peso e 15,8% é obesa.

Reeducação alimentar e um programa bem elaborado de atividade física formam a dupla imbatível para reverter esse quadro. "Mas o treino de uma pessoa com obesidade é especial, o excesso de peso exige cuidados para evitar lesões e, ao mesmo tempo, proporcionar a queima de gordura e a perda de peso", afirma o fisioterapeuta Evaldo Bósio, da clínica Prime, de São Paulo. Os maiores riscos de um programa sem orientação estão relacionados à sobrecarga nas articulações e ao sistema cardiorrespiratório.

A caminhada para quem tem obesidade:

Até mesmo a caminhada, um dos esportes mais básicos que existe, pode trazer risco a quem está acima do peso. Mas esse exercício não deve ser abolido, já que é fundamental para o emagrecimento. "O melhor a fazer nesse caso é procurar o tênis correto e tomar cuidado com a inclinação do terreno onde a caminhada vai ser realizada, já que ruas muito íngremes podem sobrecarregar os joelhos e a musculatura das pernas", afirma o educador físico Rafael Lago, da Test Trainner. Outros cuidados importantes são associar a caminhada a exercícios aeróbicos de bicicleta (que não geram impacto) e praticar caminhadas na grama e na areia, terrenos que absorvem melhor a pisada, asfalto e esteiras de academia, por sua vez, são mais resistentes e podem causar dores e lesões.

A corrida pode ser praticada se houver obesidade?

O fisioterapeuta Evaldo Bósio explica que uma pessoa com sobrepeso não pode escolher a corrida como primeira atividade para combater o sedentarismo. "A principio ela deve realizar caminhadas orientadas, depois de perder um pouco de peso passar para o trote e depois para a corrida, sempre respeitando o seu condicionamento cardiorrespiratório e com orientação e supervisão de um professor de educação física e liberação médica", orienta o especialista. "Dentre as lesões que uma pessoa com obesidade pode sofrer correndo sem nenhum respaldo profissional estão fraturas por trauma, entorses, lombalgias, fraturas por estresse, tendinites, lesões de menisco e até mesmo artroses no quadril, joelho e tornozelo".

A prática da natação permite um treino totalmente livre de lesões?

Dentre os benefícios que a natação traz para a saúde estão o fortalecimento dos músculos e a chance de queimar calorias de uma maneira prazerosa. Mas o fisioterapeuta Evaldo Bósio conta que, no passado, acreditava-se muito que a natação era um exercício sem nenhum impacto, mas hoje, estudos científicos mostram que o esporte pode causar alguns problemas de coluna, como a hérnia de disco. "A coluna foi feita para absorver o impacto do corpo e não para sofrer movimentos de torção, causados nos movimentos da natação", explica.

Já a hidroginástica:

A hidroginástica é uma excelente escolha para quem tem obesidade, isso porque a atividade eleva a frequência cardíaca - o que garante a queima de calorias e a perda de gordura - gerando mínimo impacto das articulações. O fisioterapeuta Evaldo recomenda que os exercícios da hidroginástica sejam feitos de maneira individualizada, respeitando os limites e condições físicas de cada pessoa.

Se faltar fôlego durante a atividade aeróbica:

A falta de ar durante os exercícios físicos indica que as moléculas de oxigênio não estão sendo adequadamente absorvidas pelo sangue, essa é uma resposta normal, principalmente em que está iniciando a atividade. "Para evitar a parada brusca, o ideal é, assim que faltar o fôlego, diminuir o ritmo até a respiração voltar ao normal", afirma o educador físico Carlos Henrique Costa Sapucaia, Instrutor de atividades físicas do SESCSP Belenzinho.

Em que momento a musculação deve ser feita:

As atividades aeróbicas são sempre indicadas, já que são as principais responsáveis pela perda de peso. Mas a musculação bem orientada, tomando cuidado para proteger as articulações, pode e deve ser feita desde o começo do processo de emagrecimento. "Uma musculatura mais forte e ativa representa um gasto calórico em repouso, ou seja, a atividade acelera o seu metabolismo", explica Rafael lago. Após o período de adaptação aos treinos uma boa opção é o treinamento em circuito, que mistura no mesmo treino musculação e estímulos aeróbios com um tempo reduzido de intervalo entre as séries dos exercícios.

Quem tem obesidade, antes de iniciar a atividade física deve:

Uma equipe multidisciplinar é fundamenta para que quem tem obesidade emagreça de forma saudável. O médico é quem diz como anda sua saúde, pede exames, detecta problemas e trata, eventualmente, alguma doença. O educador físico determina quais exercícios você fará e a forma que eles devem ser realizados. A nutricionista vai prescrever a dieta mais adequada para a perda de peso e o fisioterapeuta vai corrigir as alterações posturais que o sobrepeso gera no corpo.

(Pesquisa tirada do Site Minha Vida.)

0 comentários:




Aviso

"As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas."

Direitos de Imagens

As imagens ou fotos que estão no blog são fornecidas por Academia Lucinéa arte e dança.
Todos os direitos de imagem de alunos são reservados por Lucinéa Cândido.











Academia Lucinéa - Centro de Atividades Física Av. Tiradentes nº2.159 Bairro Alto Matão-SP Fone: (16) 3382-1867 E-mail: lucinea.arteedanca@hotmail.com

  © Blogger templates Palm by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP